Snapdragon X2 pode ter até 22% mais performance que a geração atual [RUMOR]

A próxima geração dos processadores Qualcomm para PCs e notebooks Windows baseados em ARM pode ter até 22% mais performance do que os componentes atuais. O Snapdragon X2, como é conhecido atualmente nos vazamentos, teria núcleos de performance com clock partindo dos 4,4GHz.

Todo rumor deve ser observado com uma dose saudável de ceticismo, e neste caso é um pouco mais difícil ainda de verificar. Focused Digital, um “vazador” de hardware da China, é quem divulgou as informações não oficiais sobre os Snapdragon X2. Seu post foi replicado por @Jukalosreve, outro especialista em vazamentos, mas que tem bom histórico de acertos.

Fonte: Jukanlosreve

Focused Digital diz que a melhoria de performance da nova geração fica entre 18% e 22%. São números interessantes, mas podem não ser expressivos o suficiente se a Qualcomm pretende lançar os Snapdragon X2 apenas em 2026. Até o momento a empresa fala muito pouco sobre sua próxima geração de SoCs para Windows.

Vale lembrar que o Snapdragon X tem modelos com clocks partindo de 3GHz a 3,8GHz, com boost até 4GHz ou 4,3GHz. Assim, se a nova geração começar mesmo em 4,4GHz vai ser um ganho bem expressivo de frequência, o que pode ser indicativo de melhoras consideráveis na eficiência dos núcleos.

Quando saberemos mais sobre os Snapdragon X2?

Atualmente precisamos recorrer a rumores e vazamentos para quaisquer informações sobre os Snapdragon X2. Até mesmo a nomenclatura não foi mencionada pela Qualcomm, mas apareceu em um documento de transporte dos produtos.

Mais sobre o Snapdragon X:

Há boatos inclusive de que veremos uma variante voltada para PCs desktop nessa geração, enquanto os Snapdragon X foram feitos para equipar apenas notebooks.

No momento, a expectativa é que veremos algo oficial sobre a nova geração de processadores durante a Build 2025, evento da Microsoft que acontece em 19 de maio. A empresa deve revelar novos Copilot+ PC, e sua parceria com a Qualcomm tem sido bastante enfatizada no segmento.

Via: Tom’s Hardware