Celebrando sua parceria com a TSMC, a AMD anunciou nesta segunda-feira (14) que a próxima geração de processadores EPYC, conhecidos pelo codinome “Venice”, será um dos primeiros produtos a serem fabricados com a litografia N2 de 2 nm da TSMC. A marca confirmou ainda que já validou a produção da atual família EPYC 9005 na fábrica da fundição taiwanesa em Arizona, abrindo as portas para o início da fabricação dos seus chips nos EUA.
No comunicado divulgado na noite desta segunda, a AMD revelou que as CPUs EPYC Venice (Veneza — a empresa utiliza nomes de cidades italianas como codinomes para a linha EPYC) já atingiram a etapa de tape out, quando o design foi enviado para o início da fabricação, e serão produzidas na litografia N2 da classe de 2 nm da TSMC.
Com essa conquista, os chips seriam os primeiros da indústria para Computação de Alta Performance (HPC, computação voltada para simulação, estudos científicos e mais) a atingirem o tape out na N2. Esperados para chegar com o nome “EPYC 9006”, os componentes são muito aguardados por adotarem as arquiteturas Zen 6 e Zen 6c, que também devem ser trazidas aos desktops e notebooks.