Controle de GameCube do Switch 2 só funciona com jogos do GameCube

Anunciado no dia 2 de abril junto com diversas outras novidades para o Nintendo Switch 2, o novo controle de GameCube para o console vai ter restrições bastante severas. Segundo a fabricante, o modelo vai funcionar exclusivamente com os jogos do antigo console que serão disponibilizados com a assinatura Nintendo Switch Online.

A informação sobre a restrição está presente em um vídeo de divulgação do aparelho, no qual a empresa exibiu alguns dos games compatíveis. Entre eles estará The Legend of Zelda: Wind Waker, SoulCalibur 2 e F-Zero GX, que devem ganhar melhorias de desempenho e compatibilidade com resoluções aprimoradas.

Vendido exclusivamente para assinantes do Nintendo Switch Online nas lojas oficiais da companhia, o controle do GameCube vai ser o primeiro a trazer restrições tão grandes. No passado, ela já vendeu produtos temáticos do NES, Super NES e Nintendo 64, que podiam ser usados em qualquer software — mas nem sempre funcionavam bem, graças à falta de alguns botões.

Experiência do GameCube vai ser limitada no Switch 2

A possibilidade de usar o novo controle somente nos jogos do GameCube deve decepcionar muitos fãs do antigo console. Desde que foi lançado, o acessório se mostrou bastante popular entre diversas pessoas — especialmente entre aquelas que se dedicam até os dias atuais a títulos como Super Smash Bros Melee.

Foto: Divulgação/Nintendo

A restrição também não ajuda na divulgação do produto que, durante a estreia do Switch 2, vai trabalhar com uma quantidade bastante restrita de conteúdo. Embora a Nintendo tenha anunciado que vai ampliar a quantidade de jogos da plataforma antiga em breve, muitos vão achar exagerado pagar caro por um acessório que só funciona com três títulos.

Segundo a companhia japonesa, o novo dispositivo vai ser vendido em suas lojas por US$ 64,99, o que dá aproximadamente R$ 400 em uma conversão direta. Entre suas novidades está um novo sistema de vibração baseado em tecnologias mais modernas e a inclusão do botão C para ativar os recursos de GameChat do novo console.

Fonte: VGC